terça-feira, 29 de janeiro de 2013


“Vivendo um dia de cada vez,
apreciando um momento de cada vez,
recebendo as dificuldades como um caminho para paz,
aceitando este mundo cheio de pecados como ele é,
assim como fez Jesus, e não como gostaria que ele fosse;
Confiando que o Senhor fará tudo dar certo
se eu me entregar à Sua vontade;
Pois assim poderei ser razoavelmente feliz
nesta vida e supremamente feliz na outra.”
Amém!


 

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Explicar é descrer


(texto de Vera Cristina Weissheimer)

Deus não pode ser visto por sua utilidade. Que Deus seria esse que é útil às nossas causas? Ele simplesmente é indizível. E qualquer discurso humano que tente explicá-lo, explicitá-lo, trazê-lo ao entendimento será com certeza uma fraude. Ora, como falar do que é indizível. Como bem escreveu Fernando Pessoa, “explicar é descrer”. Não admira que não possamos compreender. Se pudessemos não seria ele Deus, mas algo infinitamente menor.


A Palavra de Deus não passa por nós sem que aconteça alguma transformação. “A chuva e a neve caem do céu, e não voltam até que tenham regado a terra, fazendo as plantas brotarem, crescerem e produzirem sementes para serem plantadas e darem alimento para as pessoas. Assim também a minha palavra: ela não volta para mim, sem nada ”, diz Deus através do profeta Isaías (Isaías 55. 10,11).

A Palavra nos transforma porque é Palavra-viva-encarnada-no-mundo e na história da gente. Jesus desacomoda. Depois de fazer uma cura seja de doença física ou de uma tristeza que paralisa, ele convoca a pessoa à vida. Para o paralítico diz: “Levante-se, pegue sua cama e anda” e o homem levantou, andou e foi para sua casa (Mateus 9.7). Para a mulher doente há 12 anos, disse: “Coragem, minha filha! Você sarou por que teve fé” (Mateus 9.22). Para a sogra de Simão, Jesus se aproximou e “a fez levantar, tomando-lhe a mão: a febre a deixou e ela pôs se a servi-los” (Marcos 1.31).

“Um Jesus que não nos transforma e não torna nossas consciências mais sensíveis esse é um Jesus morto,” escreve Dorothee Sölle.